Figuras em movimento (2)

Concebido enquanto projeto que assume como propósito central o estudo da personagem ficcional como categoria fundamental dos textos narrativos ficcionais, Figuras da Ficção é agora retomado com regularidade, no âmbito das atividades de investigação do Centro de Literatura Portuguesa. Conforme no projeto se diz, o estudo da personagem desenvolve-se “tendo-se em atenção diversos critérios de abordagem e diferentes parâmetros de existência da personagem ficcional”; para além disso, são contempladas “relações transliterárias que a personagem ficcional permite, tendo em conta a sua existência noutros discursos, designadamente não literários”. Por fim, recorda-se que, “no seu termo final, o projeto Figuras da Ficção perspetiva conceber e elaborar um dicionário de personagens, em dimensão, formato e alcance a definir.” No blogue https://figurasdaficcao.wordpress.com/ encontra-se uma explanação sumária do projeto.

Para o ano de 2013 foram concebidas e calendarizadas iniciativas que devem ser encaradas como etapas de avanço do projeto. As referidas iniciativas tratarão de incutir consistência teórica e metodológica a Figuras da Ficção, ao mesmo tempo que irão recolhendo elementos e afinando procedimentos orientados para o termo final do projeto. Sem prejuízo da elaboração de um cronograma a discutir no interior do grupo de trabalho, são desde já discriminadas as atividades a desenvolver.

• Workshops: conjunto de reuniões de trabalho mensais, com início em fevereiro e tendo lugar normalmente à quarta-feira, às 17 horas, na sala do CLP. Nelas serão reafirmados os fundamentos teóricos e os objetivos do projeto e eventualmente reajustada a sua metodologia e calendário; será ainda equacionado o estado da arte de questões que ele envolve. As duas primeiras sessões serão dinamizadas pelo coordenador e as três seguintes serão da responsabilidade de investigadores afetos ao projeto, tendo lugar no seguinte calendário:
o Dia 27 de fevereiro;
o Dia 20 de março;
o Dia 17 de abril;
o Dia 22 de maio;
o Dia 19 de junho.

• Colóquio internacional: reunião científica que, na sequência de outras similares, anteriormente realizadas, permitirá a intervenção de investigadores afetos ao projeto. Prevê-se a participação de dois especialistas estrangeiros com reconhecido prestígio. Mês de realização: outubro (previsivelmente: segunda semana).

• Relatório de progresso: documento de trabalho a elaborar, na sequência das reuniões e do colóquio mencionados, destinado não só a fazer o balanço dos avanços do projeto, mas também a perspetivar os seus desenvolvimentos. Data de conclusão: 31 de dezembro próximo; apresentação pública: primeira semana de 2014.

Coimbra, 8 de fevereiro de 2013
Carlos Reis

One response to “Figuras em movimento (2)

  1. looking forward to another great article.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s