Ofélia Paiva Monteiro (1935-2018)

O desaparecimento de Ofélia Paiva Monteiro é uma perda irreparável para a universidade portuguesa e para quantos (e foram incontáveis) tiveram o privilégio de com ela dialogar e aprender.

No grupo de investigação “Figuras da Ficção”, Ofélia Paiva Monteiro foi um constante exemplo de empenhada colaboração e de disponibilidade para a inovação. Por várias vezes escrevi e disse que Ofélia Paiva Monteiro era a nossa “figurante honorária”: a muita sabedoria que nela existia, sem ostentação nem espavento, aliada a uma elegância intelectual por todos reconhecida, fizeram de Ofélia Paiva Monteiro uma ativa investigadora do projeto “Figuras da Ficção” e um exemplo para quantos tiveram o privilégio de a ler e de a escutar.

Para o projeto “Figuras da Ficção”, Ofélia Paiva Monteiro escreveu textos, preparou conferências e deu conselhos fecundados pela  sua experiência de investigadora distinta e pela sua imensa cultura literária. Nos workshops do grupo “Figuras da Ficção” e mesmo quando a saúde começava a faltar-lhe, Ofélia Paiva Monteiro era uma presença constante e uma palavra serenamente interventiva, sempre risonha e tolerante; e assim, a colaboração que deu ao Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa foi uma das primeiras e, com naturalidade, a mais autorizada  (vejam-se as entradas Carlos WhitestoneCecília  e Carlos, das Viagens).

A homenagem que, como coordenador do projeto “Figuras da Ficção”, presto a Ofélia Paiva Monteiro é a de quem nela reconhecia uma exemplar condição de mestra que é rara e é preciosa. Disso falei no prólogo do volume de homenagem Uma Coisa na Ordem das Coisas (coord. de C. R.,  J. A. Cardoso Bernardes e Maria Helena Santana), editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em 2012:  “Não é mestre quem quer, nem é discípulo quem se limita a ouvir com baça passividade. Mestre é aquele que os discípulos escolhem e distinguem, como modelo de inegociável seriedade intelectual. (…) Ofélia Paiva Monteiro foi, é e será a mestra que muitos reconhecemos como tal: os que foram seus alunos, os que não o tendo sido se declaram seus discípulos, os que a leem com proveito certo, os que a ouvem com gosto sempre renovado, os que buscam seguir os caminhos que abriu como universitária irrepreensível.”

Carlos Reis

Anúncios

1 Comentário

Filed under Uncategorized

One response to “Ofélia Paiva Monteiro (1935-2018)

  1. José Monteiro

    “Não é mestre quem quer…” mas a Dra. Ofélia era a” nossa” Mestra. Dotada de uma grande sabedoria, de uma generosidade imensa e sempre com um sorriso nos lábios.
    Rodeada pelos seus amigos gatos que lhes eram fiéis, a Ladina, a Miki, a Caçulinha, a Tricolor, a Gatuxa, a Felpuda, o Amarelinho, o Laranjinha e o Dentolinhas, todos eles vigilantes e muito protectores, a Dra Ofélia estava sempre serena, e entre o seu grande espólio de livros e papéis, havia tempo para nos contar uma história com expressões engraçadas, tal como aquela em que houve um “grande salsifré” na antiga casa onde viviam. “Foi um grande sarilho!” dizia-nos a Dra Ofélia. Era uma excelente oradora, proporcionava-nos bons momentos, e foram muitos! Além de professora, a Dra Ofélia foi, para nós, como ela uma vez referiu : “uma espécie de orientador de consciências”. Sim, ela orientava-nos através da sua humildade, da sua generosidade e sensatez, e das suas vivências. E que grandes vivências, sempre pautadas pela total ausência de exibicionismo ou outra qualquer forma de ostentação. A Dra Ofélia era uma senhora com uma imensa riqueza, mas totalmente despojada de bens materiais. Partiu deixando-nos o seu melhor: a sua sabedoria, a sua cultura literária e um vasto leque de ensinamentos.
    Foi muito bom conviver e conversar consigo, vamos ter muitas saudades.
    Até logo Dra Ofélia!

    Tânia e Zé.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s