Menina e Moça

As palavras com que se enceta o prólogo da História de Menina e Moça, de Bernardim Ribeiro – “Menina e moça me levaram de casa de minha mãe para muito longe. Que causa fosse então daquela minha levada, era ainda piquena, não a soube.” –, constituem um dos  mais famosos, repetidos e glosados inícios de texto de toda a literatura  portuguesa. Depois desse início e na abertura do primeiro capítulo, é a soidade que anuncia o tom da narrativa: “Neste monte mais alto de todos que eu vim buscar pela soidade diferente dos outros que nele achei, passava eu minha vida como soía (…)”.

A História de Menina e Moça ou mais simplesmente a Menina e Moça de Bernardim Ribeiro ficou famosa na nossa história literária justamente porque, como aqueles inícios sugerem, a obra que agora se publica implantou nela dois temas com largo curso e presença expressiva no nosso imaginário cultural: a saudade e a viagem que a suscita. Junte-se a isto a subjetividade (e, pelo eixo temático que ela estabelece, a sentimentalidade) e entenderemos por que razão a Menina e Moça é uma obra firmemente estabelecida no nosso cânone. Isso não quer dizer que ela seja tão lida como é citada, o que a aproxima daquela noção de clássico que nos diz que há obras assim: tais obras são expressamente referidas muito mais do que efetivamente lidas. Ou então, de forma mais amena e como prefere Calvino, ela vem a ser um daqueles livros do qual se diz “Estou relendo…”, mas jamais “Estou lendo…” Como se esses livros sempre tivessem sido do nosso conhecimento íntimo, antes ainda de os termos lido.

(C. Reis, “Nota Prévia” [extrato]; Bernardim Ribeiro, História de Menina e Moça. Edição de texto, introdução, nota biobibliográfica, glossário, notas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2015, pp. 7-8)

Scan0001

 

Deixe um comentário

Filed under Menina e Moça

Deixe uma Resposta

